Inteligência Artificial e Seus Dilemas

Publicado por Jhônata Tavares
22:10

O Futuro e Suas Consequências


Como todos sabemos, a I.A é o assunto do momento, e ela tem seus pontos positivos e negativos, como no último post vimos os pontos positivos, aqui veremos os pontos negativos. Infelizmente o maravilhoso mundo da Inteligência Artificial também sofre com alguns dilemas que deixam muitos preocupados e ansiosos, mas será que toda essa preocupação é realmente necessária? A I.A irá roubar nossos empregos? Será que não teremos mais privacidade? Descobriremos juntos agora.

Podemos separar os diversos problemas que são ou poderão ser causados pela I.A em grupos, que são eles:

  1. Impactos Sociais.

  2. Questões de Privacidade.

  3. Viés Algorítmico e Seus Efeitos.

Vamos entender o motivo pelos quais cada um desses grupos são considerados problemas.


Impactos Sociais

Vimos anteriormente os impactos sociais positivos que a Inteligência Artificial nos trouxe (Se não leu, peço que leia prometo que não vai tomar o seu tempo), porém não podemos de falar dos impactos sociais negativos que a mesma nos traz.

Um dos pontos negativos mais debatidos é sobre o desemprego, e resumindo, sim a I.A irá substituir diversos empregos por meio da automação de trabalhos repetitivos, e alguns nem tanto, mas em contra partida ela também está gerando diversos empregos, e facilitando o trabalho de outros.

Outro ponto é a Dependência Tecnológica, onde cada vez mais torna a população global mais dependente da tecnologia para sobreviver, já vivemos essa dependência tecnológica faz um bom tempo, entretanto com o advento da Inteligência Artificial,* nos tornamos mais dependentes da tecnologia.*


Questões de Privacidade

Não é de hoje que diversos serviços e empresas fazem usos dos nossos dados, mas há uma preocupação a mais quando o assunto é I.A, pois podem ser coletados dados pessoais sem o consentimento explícito do usuário, sendo eles informações bancárias, histórico de consumos e localizações, ou qualquer outro tipo de informação sensível.

Outra preocupação é com a vigilância em excesso, com a popularidade em tecnologias de rastreamento, reconhecimento facial e análise de comportamento que podem ser utilizadas para vigilância de indivíduos em massa, não se descarta a possibilidade da violação dos direitos fundamentais, pois muitas vezes são utilizadas tais tecnologias sem transparência e controle.

Com a centralização de todos estes tipos de dados, aumenta-se o risco de vazamento dos mesmos, pois como estão todos em um só lugar, se acontecer de ser encontrada alguma vulnerabilidade no algoritmo por uma pessoa mal intencionada, todos os dados contidos no banco de dados estarão comprometidos.


Viés Algorítmico e Seus Efeitos

Um sistema de IA se não programada para ser ética, pode acabar por se tornar discriminatória, pois pode dar preferência a uma raça, cor, gênero ou idade, amplificando a discriminação. Um bom exemplo, são candidaturas e processos de seletivos, com base no viés algorítmico indivíduos de determinados grupos podem acabar tendo preferências com base nas características físicas ou de escolhas pessoais.


É um assunto extremamente complexo, mas mesmo sendo complexo, existem sim formas de garantir que a IA tome decisões justas, sendo elas:

  1. Transparência

A maioria das Inteligências Artificiais hoje em dia, trabalham como uma “Caixa Preta”, especialmente as que são baseadas em Deep Learning (Aprendizado Profundo), garantindo sua transparência podemos com mais facilidade responsabilizar e corrigir erros com maior facilidade.

  1. Responsabilidade

Imagine que a IA tome alguma decisão errada ou até mesmo prejudicial ao usuário, quem será o responsável por essa decisão? Os Desenvolvedores? Empresas? Ou será que os Usuários? A verdade é que ainda não temos a resposta e com base nesse argumento seguimos para a próxima forma de se garantir decisões justas.

  1. Regulamentações e Padrões Éticos

Com a criação de Regulamentações e Padrões Éticos, podemos sim responsabilizar a entidade ou individuo culpado pela decisão errada da IA, garantindo que a Inteligência Artificial seja mais ética e tome decisões justas.


De acordo com o que temos estudado sobre a IA, ela é uma ferramenta extraordinária que impacta direta e indiretamente na vida de várias pessoas, porém a mesma tem seus problemas. Como a Inteligência Artificial ainda está em ascensão e constante aprimoramento, vários destes problemas serão resolvidos, e num futuro bem próximo, teremos vários sistemas de IA justos e éticos. Pois pegue sua pipoca e aguardemos os próximos capítulos, ou se você for mais ousado, pode desenvolver suas próprias soluções para estes problemas.

Comentários

Esta publicação ainda não recebeu comentários. Seja o primeiro!